07 de Dezembro de 2025
00:00:00

Política Terça-feira, 11 de Novembro de 2025, 17:29 - A | A

Terça-feira, 11 de Novembro de 2025, 17h:29 - A | A

“não ajuda ninguém”

Abilio defende pacificação entre Mauro Mendes e Eduardo Bolsonaro e diz que “já deu essa briga”

Prefeito de Cuiabá afirma que a troca de ataques entre o governador e o deputado federal não contribui para a direita e alerta que “ninguém vence eleição sozinho”.

Rojane Marta/Fatos de MT

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), defendeu nesta terça-feira (11) o fim da troca de ataques entre o governador Mauro Mendes (União) e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Em entrevista, o gestor disse que a polêmica “não ajuda ninguém” e que “já deu essa briga”.

A declaração ocorre após Mendes chamar Eduardo Bolsonaro de “louco” e “falador de bobagem”, e o parlamentar responder dizendo que o governador é “frouxo” e “não defende a anistia” dos investigados por atos antidemocráticos.

Abilio avaliou que o conflito foi iniciado por Mauro Mendes e que o governador “agiu de cabeça quente”.

“O primeiro que atacou foi o Mauro. Acho que ele fez isso para defender o Tarcísio, não sei. Mas ele atacou o Eduardo, e eu não sei se o Mauro estava bem naquela semana. Às vezes, a pessoa tem dias difíceis, está de cabeça quente. Eu já passei por isso”, disse o prefeito.

Segundo Abilio, o erro do governador foi “retroalimentar uma discussão desnecessária” com um aliado.

“O grande erro é ficar retroalimentando isso. Acho que ele cometeu uma falha, tanto com o Mauro quanto com o Eduardo, porque não havia necessidade. O Eduardo é assim mesmo: se é atacado, ele rebate. E rebate do jeito dele.”

“A direita precisa parar de brigar”

Para o prefeito, a troca de ofensas dentro do campo conservador apenas enfraquece o grupo politicamente. Ele afirmou que a direita tem mais pontos em comum do que divergências e que insistir em ataques públicos só favorece adversários.

“Se quiser se afastar da direita, é só continuar nesse caminho. Se quiser ir para o centro ou para o centro-esquerda, é só continuar brigando. Já passou dessa fase. Temos muito mais coisas em comum do que o contrário”, declarou.

Abilio também rebateu a ideia de que a crise beneficia a esquerda: “A esquerda não está nem participando dessa discussão. Ninguém está dando moral para a esquerda em Mato Grosso hoje. Isso é um problema só da direita.”

“Ninguém vai ganhar eleição sozinho”

Durante a entrevista, o prefeito defendeu a formação de alianças amplas para 2026 e criticou o radicalismo de ambos os lados.

“Ninguém vai ganhar eleição sozinho, apenas com voto da direita, do centro ou da esquerda. Todo mundo vai precisar construir apoios. Quem acha que pode ganhar sem dialogar, está enganado”, disse.

Abilio ressaltou que o papel dele, como prefeito da capital, é manter bom relacionamento com o Governo do Estado e buscar convergência em projetos para Cuiabá.

“Cabe a mim, como prefeito, manter um bom relacionamento com o Estado. Já tivemos muitos problemas no passado e não podemos repetir isso. Eu acredito que vai chegar o momento certo para conversar com o Mauro, com o Fábio e com todos os aliados. Mas já deu esse assunto”, concluiu.

65 99690-6990 65 99249-7359

contato@fatosdematogrosso.com.br