Em janeiro de 2026, a Polícia Militar de Mato Grosso intensificou o combate ao tráfico de drogas e registrou um aumento de 19,1% no número de apreensões de entorpecentes em comparação com o mesmo período de 2025. Ao todo, mais de 5 toneladas de drogas foram retiradas de circulação, como parte da Operação Tolerância Zero, do Governo do Estado. As ações ocorreram em áreas urbanas e rurais dos 142 municípios mato-grossenses.
Segundo o comandante-geral da PMMT, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, o resultado reflete o planejamento estratégico da instituição e os investimentos do governo na segurança pública. O subchefe do Estado Maior, coronel Anderson Luiz do Prado, ressaltou que o programa Tolerância Zero fortalece as ações e garante mais segurança à população, desarticulando organizações criminosas e reduzindo a circulação de entorpecentes.
Entre as ações de destaque, no dia 16 de janeiro, em Itaúba, foram apreendidos 398 tabletes de entorpecentes em uma carreta na BR-163. Em General Carneiro, no dia 15, a Força Tática localizou 8 kg de drogas em um ônibus interestadual. Já em Várzea Grande, no dia 27, a Rotam, com apoio do Gefron, apreendeu 117 kg de entorpecentes e prendeu um casal. A PMMT reforça a importância da colaboração da sociedade através do Disque-Denúncia (190 ou 0800.065.3939).





